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Registros recuperados : 5 | |
3. | | FURTADO, M. das D. G.; MACÊDO, W. K. do N.; MELO, N. F. de; MELO, A. M. Y.; CAVALCANTE, M. Z. B. Inoculação de FMA na aclimatização de Bastão do Imperador micropropagado. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS, 22.; CONGRESSO BRASILEIRO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS, 9., 2019, Juazeiro, BA. Propagando inovações para o florescimento de novos mercados: anais. Juazeiro: UNIVASF; Petrolina: Embrapa Semiárido: Instituto Federal - Sertão Pernambucano, 2019. p. 288. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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4. | | MACEDO, W. K. do N.; PASSOS, A. M.; SILVA, D. L. A. da; MELO, A. M. Y.; MELO, N. F. de. Comunidade de fungos micorrízicos arbusculares em dois genótipos de maracujazeiro cultivados em dois campos experimentais na Caatinga. In: SIMPÓSIO DO BIOMA CAATINGA, 2., 2018, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2019. p. 529-530. (Embrapa Semiárido. Documentos, 287). Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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5. | | PASSOS, A. M.; MACEDO, W. K. do N.; SILVA, D. L. A. da; MELO, A. M. Y.; MELO, N. F. de. Comunidade micorrízica em diferentes espécies de maracujazeiro cultivados na Caatinga. In: SIMPÓSIO DO BIOMA CAATINGA, 2., 2018, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2019. p. 517-518. (Embrapa Semiárido. Documentos, 287). Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
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Registros recuperados : 5 | |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Hortaliças. |
Data corrente: |
09/11/2023 |
Data da última atualização: |
09/11/2023 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
PEDROSO, M. T. M.; MONTEBELLO, A. E. S.; SANTOS, J. A. dos; MARJOTTA-MAISTRO, M. C. |
Afiliação: |
MARIA THEREZA MACEDO PEDROSO, CNPH; ADRIANA ESTELA SANJUAN MONTEBELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; JERONIMO ALVES DOS SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; MARTA CRISTINA MARJOTTA-MAISTRO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. |
Título: |
Rastreabilidade, hortaliças hidropônicas e informações: o que pensam os consumidores. |
Ano de publicação: |
2023 |
Fonte/Imprenta: |
In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 61., 2023, Piracicaba. Agropecuária do futuro: tecnologia, sustentabilidade e a segurança alimentar: anais. Piracicaba: ESALQ/USP, 2023. |
Idioma: |
Português |
Notas: |
SOBER 2023. |
Conteúdo: |
O objetivo deste artigo é verificar se os consumidores de hortaliças possuem conhecimento sobre algumas características de hortaliças ao serem consumidas e se esse conhecimento teria alguma relação com o nível de renda desses consumidores. Os dados para a análise são primários e obtidos por meio da aplicação de um questionário on line composto por questões fechadas de múltipla escolha, dentre as quais constavam a faixa de renda da família do respondente, se sabem o que é rastreabilidade, se sabem o que é uma hortaliça hidropônica e se se pagariam um valor acima de mercado, caso possuíssem mais informações como: se a hortaliça fosse embalada, higienizada, produzida de forma hidropônica; sem agrotóxicos e se souber sua origem. O questionário foi divulgado em redes sociais e, mediante a amostragem não probabilística por meio de cadeias de referência conhecida como ?bola de neve?, foi possível obter 852 respostas de pessoas que residiam em 186 cidades do Brasil, com ênfase em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Salvador. O referencial teórico considerado é o Marketing alimentar com ênfase no marketing de produto e baseado no comportamento do consumidor. Como principal resultado tem-se que 42,49% sabem o que é rastreabilidade e 91,67% sabem o que é uma hortaliça hidropônica. Sobre a disposição a pagar um valor acima de mercado, verificou que 76,76% preferem ser mais informados sobre hortaliças e quanto maior a diferença do valor em relação aos produtos tradicionais menor é a disposição a pagar, sendo que a maioria aceitaria pagar o valor de até 25% acima do que é oferecido no mercado. O conjunto de respostas obtido, obviamente, não é uma amostra da sociedade brasileira, tendo se concentrado em estratos sociais mais abastados. Contudo, favorece um foco analítico sobre os consumidores de hortaliças e apresenta pontos importantes para a construção e estratégias de comercialização para esse tipo de alimento. MenosO objetivo deste artigo é verificar se os consumidores de hortaliças possuem conhecimento sobre algumas características de hortaliças ao serem consumidas e se esse conhecimento teria alguma relação com o nível de renda desses consumidores. Os dados para a análise são primários e obtidos por meio da aplicação de um questionário on line composto por questões fechadas de múltipla escolha, dentre as quais constavam a faixa de renda da família do respondente, se sabem o que é rastreabilidade, se sabem o que é uma hortaliça hidropônica e se se pagariam um valor acima de mercado, caso possuíssem mais informações como: se a hortaliça fosse embalada, higienizada, produzida de forma hidropônica; sem agrotóxicos e se souber sua origem. O questionário foi divulgado em redes sociais e, mediante a amostragem não probabilística por meio de cadeias de referência conhecida como ?bola de neve?, foi possível obter 852 respostas de pessoas que residiam em 186 cidades do Brasil, com ênfase em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e Salvador. O referencial teórico considerado é o Marketing alimentar com ênfase no marketing de produto e baseado no comportamento do consumidor. Como principal resultado tem-se que 42,49% sabem o que é rastreabilidade e 91,67% sabem o que é uma hortaliça hidropônica. Sobre a disposição a pagar um valor acima de mercado, verificou que 76,76% preferem ser mais informados sobre hortaliças e quanto maior a diferença do valor em relação aos produtos tradicionais menor é a disp... Mostrar Tudo |
Thesagro: |
Abastecimento; Consumidor; Hortaliça; Segurança Alimentar. |
Categoria do assunto: |
Q Alimentos e Nutrição Humana |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1158103/1/O-que-pensam-os-consumidores-SOBER-Maria-Thereza-Macedo-Pedroso.pdf
|
Marc: |
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Embrapa Hortaliças (CNPH) |
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